No ano de 2010, com o advento do Decreto nº 7.165/10, que regulamentou a organização básica da PMDF, foi criado o Departamento de Educação e Cultura – DEC. O Departamento, desde sua origem e até os dias atuais, é o responsável por planejar, coordenar, fiscalizar e controlar as atividades de ensino e pesquisa no âmbito da Corporação. Para isso, conta com diversas Diretorias, as quais, de maneira integrada e sistemática, contribuem para o desenvolvimento da área de educação, pesquisa e cultura da Instituição.

" A educação na PMDF observará, em suas variadas formas, os seguintes princípios:
I - preservação e reafirmação constante dos valores e da cultura institucionais, com destaque para o civismo e para as tradições militares;
II - profissionalização gradual e continuada do policial militar;
III - valorização dos direitos humanos;
IV - avaliação contínua da estrutura, processos e resultados;
V - valorização dos profissionais de educação;
VI - pluralismo pedagógico;
VII - estimulação à pesquisa científica, tecnológica e humanística; e
VIII - exigência de rigorosa dedicação dos discentes às atividades educacionais."

"A educação continuada no âmbito da PMDF inclui a formação, o aperfeiçoamento, os altos estudos e a especialização do policial militar, entendidos como etapas intercaladas de um processo amplo que objetiva o desenvolvimento de aptidões para a sua atuação profissional, manifestando-se, também, em cada nível separadamente por meio de cursos de caráter progressivo."