A Comissão Própria de Avaliação (CPA) constitui órgão colegiado responsável por coordenar os processos de avaliação institucional, sistematizar e prestando, quando solicitada, informações ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP. Compete à CPA assegurar a evolução contínua e sistemática do processo avaliativo institucional, criando, mantendo e fomentando a sua cultura por meio da condução dos processos internos de avaliação,
A CPA é composta por representantes da comunidade acadêmica (gestores, docentes, discentes e técnico-administrativos) e representantes da sociedade civil, com paridade entre seus membros. Seus representantes terão mandato de 1 (um) ano, podendo ser reconduzidos. O Coordenador será eleito por maioria dos seus membros, o representante dos discentes, por sua vez, será eleito pela Comissão Técnica de Ensino da Divisão de Ensino da IES.
As atividades de avaliação desenvolvidas pela Comissão contemplam a análise global e integrada do conjunto de dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais do Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP).
No ISCP, a CPA é regulada pela Portaria DEC Nº 002, DE 05 DE JULHO DE 2021. A atual composição é a seguinte:
I – TC QOPM MÁRCIO BARBOSA DA SILVA, Mat. 50.492/0 – Gestor;
II – MAJ QOPM CLÁUDIA OLIVEIRA DOS SANTOS, Mat. 50.795/4 – Corpo Técnico-Administrativo;
III – MAJ QOPM MÁRCIO JÚLIO DA SILVA MATTOS, Mat. 73.475/6 – Coordenação de Cursos;
IV – MARIANA GOMES FONTES BETHÔNICO, CPF: 000.030.111-60 – Sociedade Civil;
V – NATANIEL ANDERSON DE SOUZA, Mat. 51.016/5 – Docente;
VI – SD QPPMC ALBERICO PEREIRA CANDIDO FONTES, Mat. 733.191/6 – Discente.
A avaliação institucional realizada pela CPA tem como objetivo:
I - Conhecer a realidade institucional e promover processos de melhoria;
II - Promover eficácia institucional e efetividades educacional e social;
III - Obter dados e informações com o intuito de subsidiar a gestão de ensino;
IV - Diagnosticar as principais fragilidades e potencialidades a partir das percepções dos docentes, dos discentes e do corpo administrativo; e
V - Subsidiar pesquisas internas e estudos relacionados à educação.
Seguem as Instruções Normativas que versam sobre a elaboração e revisão do Relato Institucional do Instituto Superior de Ciências Policiais e aprova o Relato Institucional relativo ao ano-base 2020: